Atividades Educativas

Escola Games

Escola Games
 

6° ano

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

17 comentários:

Fabiane Blume disse...

TAXA DE DESEMPREGO NO BRASIL
O IBGE faz uma pesquisa a cada mês, que mostra quantas pessoas estão desempregadas ou desocupadas. O resultado da pesquisa foi um valor bem alto.
Principais causas do desemprego:
- Baixo interesse do trabalhador.
- Trocam mão de obra por máquinas.
- Crise econômica.
- Custa muito para as empresas contratarem com carteira assinada.
- Fatores Climáticos.
Mercado de trabalho
Mercado de trabalho tem a ver com aqueles que oferecem força de trabalho, com aqueles que procuram, num sistema típico de mercado onde se negocia, a fim de determinar os preços e as quantidades.
Inclusão Social
Segundo a Wikipédia, inclusão social é um conjunto de meios e ações que previnem a exclusão aos benefícios da vida em sociedade, provocada pela falta de classe social, educação, idade ou preconceitos raciais. Inclusão Social é oferecer aos mais necessitados oportunidades de acesso a bens e serviços, dentro de um sistema que beneficia a todos e não apenas aos mais favorecidos no sistema em que vivemos.
A inclusão social orientou a elaboração de políticas e leis na criação de programas e serviços voltados ao atendimento das necessidades especiais de deficientes nos últimos 50 anos. Este parâmetro consiste em criar mecanismos que adaptem os deficientes aos sistemas sociais comuns e, em caso de incapacidade por parte de alguns deles, criar-lhes sistemas especiais em que possa participar ou tentar acompanhar a ritmo dos que não tenham alguma deficiência específica.
Tem sido prática comum deliberar e discutir acerca da inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência: mencionando direitos inerentes a uma deficiência específica, abrangendo todos os direitos de forma generalizada, embrulhando, sem maiores cuidados em mostrar detalhadamente estes.
A inclusão Social é, por exemplo, minha mãe, ela é muito desrespeitada só porque faz hemodiálise.

Por Fabiane Blume 6° ano

Fabiane Blume disse...

oi

fofocas de um blog de adolecente disse...

O espaço rural no brasil
O meio rural é mais conhecido como espaço rural, é uma propriedade que pode se usar maquinas ou a mão de obra, nela são criados animais e nas grandes propriedades pode-se plantar varias coisas como aipim, arroz para vender aos mercados. Muitas pessoas que hoje trabalham no meio rural quando crescidas vão para a cidade. Hoje, no Brasil, a ocupação da terra na atividade agropecuária está dividida da seguinte forma: 71,1% terras ainda não aproveitadas economicamente, 21% pastagens e 5,9% lavoura. existem dois tipos de meio rural: Minifúndio: São pequenas propriedades rurais, inferior a 50 hectares. Latifúndio: São grandes propriedades rurais, superior a 600 hectares se segundo ao site alunos online. A agricultura no brasil é muito importante pois sem ela não teríamos nenhum alimento pois tudo que nos produzimos e comemos vem das lavouras, mas nos últimos anos a agricultura vem caindo pois muitas pessoas se iludem com o espaço urbano pensam que vão ter uma vida melhor mas não é bem assim pois na cidade é bem pior por isso que nosso espaço rural esta caindo e com o desmatamento e a poluição e isso prejudica o espaço rural pois as planta não crescem tão rápido e produtividade fica menor e é por isso que nós achamos muito caro as verduras e outras coisas. o trabalho no espaço rural pode ser a mão de obra ou com maquinas as grandes propriedades na maioria usam maquinas que facilita a produtividade de alimentos e elas podem regular o quanto de agua precisa usar na plantação assim nós não gastamos tanta agua. Já nas pequenas propriedades é muito usa a mão de obra pois não tem tanta produtividade. Mas no nosso pais nós enfrentamos um problema muito serio é o desemprego das pessoas que trabalham no campo pois elas trabalham anos no meio rural e quando chega toda essa tecnologia elas são desempregadas e com isso vão para a cidade arranjar coisa melhor .a maior parte do mundo é constituída em espaço rural pois sem ela nós não teríamos a metade dos alimentos que nós temos.
feito por Cíntia schwingel 6º ano

Anônimo disse...

ESPAÇO RURAL BRASILEIRO
AS RELAÇÕES DE TRABALHO NA ZONA RURAL:
TRABALHO FAMILIAR:NA AGRICULTURA BRASILEIRA, PREDOMINA A UTILIZAÇÃO DE MÃO DE OBRA FAMILIAR EM PEQUENAS E MÉDIAS PROPRIEDADES DE AGRICULTURA, ESPALHADAS PELO PAÍS.
NO CASO DA FAMILIA OBTER BONS ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE E DE RENTABILIDADE, A QUALIDADE DE VIDA É BOA E SEUS MEMBROS RARAMENTE SENTEM NECESSIDADE DE COMPLEMENTAR A RENDA COM OUTRAS ATIVIDADES.
TRABALHO ASSALARIADO:SÃO TRABALH ADORES QUE POSSUEM REGISTRO EM CARTEIRA, RECEBENDO PELO MENOS UM SALÁRIO MÍNIMO POR MÊS.
PARCERIA E ARRENDAMENTO:PARCEIROS E ARRENDATÁRIOS(ALUGAM) A TERRA DE ALGUÉM PARA CULTIVAR ALIMENTOS E CRIAR GADO. SE O ALUGUEL FOR PAGO EM DINHEIRO, A SITUAÇÃO É DE ARRENDAMENTO. SE O ALUGUEL FOR PAGO COM PARTE DA PRODUÇÃO COMBINADA ENTRE AS PARTES A SITUAÇÃO DAÍ É DE PARCERIA.
A CONFIGURAÇÃO FUNDIÁRIA BRASILEIRA SE PROPÕE A ANALISAR AS IMPLICAÇÕES DECORRENTES DA IMPLEMENTAÇÃO PARCIAL DO CADASTRO NACIONAL DE IMÓVEIS RURAIS.
O BRASIL É UM PAÍS EXTREMAMENTE AGRÍCOLA QUASE A METADE DO TERRITÓRIO É OCUPADA POR ESTABELECIMENTOS RURAIS TAIS COMO: ESTRUTURA FUNDIÁRIA: CORRESPONDE COMO AS TERRAS ESTÃO DIVIDIDAS NO TERRITÓRIO.
LATIFUNDIO:SÃO GRANDES PROPRIEDADES RURAIS.
MINIFUNDIO: SÃO PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS.
EXPROPRIAÇÃO: É QUANDO UM PEQUENO PROPRIETÁRIO RURAL SE ENCONTRA ENDIVIDADO E É OBRIGADA A VENDER SUA PROPRIEDADE PARA PAGAR DÍVIDAS.
MÃO-DE-OBRA FAMILIAR: É A RELAÇÃO DE TRABALHO ENTRE OS FAMILIARES.
POSSEIROS: SÃO TRABALHADORES RURAIS QUE OCUPAM TERRAS DEVOLUTAS.
PARCERIA: É A JUNÇÃO ENTRE DOIS TRABALHADORES OU PRODUTORES RURAIS NO QUAL UM POSSUI A PROPRIEDADE DA TERRA E O OUTRO O TRABALHO.
ARRENDATÁRIO: É QUANDO UM AGRICULTOR NÃO POSSUI TERRA, MAS TEM RECURSOS FINANCEIROS PARA ALUGAR ALGUMA PROPRIEDADE.

Sétimo Ano disse...

O espaço rural no Brasil
O meio rural é o espaço que não é urbano, portanto suas atividades produtivas são diferentes. As atividades rurais são basicamente Agricultura (cultivo de vegetais como: milho, arroz, feijão, trigo, soja, hortaliças, frutas...) e Pecuária (Produção pastoril ou não, de bovinos, suínos, caprinos, ovinos...).

Segundo o site Brasil escola Minifúndio: São pequenas propriedades rurais, inferior a 50 hectares.
Segundo o site Brasil escola Latifúndio: São grandes propriedades rurais, superior a 600 hectares.
Existe grande injustiça no destruimento das terras por isso precisamos de reforma agraria.
Segundo Brasil escola Reforma Agrária: é a redistribuição mais justa da terra.
Segundo Brasil escola Pequenos proprietários: produtores que muitas vezes não usam nem um uso de tecnologia, geralmente produzem para seu próprio consumo.
A pecuária é a criação de gado, suínos, ovinos e outros. Os agricultores são muito prejudicados quando vendem seus alimentos, pois eles vendem por um preço muito pequeno para os mercados e os mercados aumentam muito esse preço na hora da venda e quem sai prejudicado desta “historia” é o produtor.

Há muito tempo a agropecuária desempenha um papel de grande importância no cenário da economia nacional, além disso, foi uma das primeiras atividades econômicas a serem desenvolvidas no país.


A produção agropecuária tem como objetivo destinar seus produtos, tais como grãos, frutas, verduras e também carne, leite, ovos entre outros, para abastecer o mercado interno e especialmente o mercado externo.
São vários os fatores que favoreceram o acelerado crescimento desse tipo de produção no Brasil, dentre os principais estão:
- Grande população com perspectivas de mercado interno, generosa oferta de áreas propícias ao desenvolvimento de tais atividades e o processo de modernização e mecanização da produção rural.
- Irregularidades da superfície favoráveis à ocupação rural e a boa fertilidade em grande parte do território.
- A configuração climática foi determinante para a consolidação de culturas tropicais e criação de animais, uma vez que as temperaturas são altas durante todo o ano em grande parte do território.
Relações de Trabalho no Campo:
A partir de uma análise de Relações de Trabalho no campo, diz que muitas mulheres também trabalham e muito no campo e muitas fezes crianças são obrigadas a trabalharem sem nem um beneficio pra si mesma.
A importância dos módulos rurais na distribuição e aproveitamento da terra:
Segundo o site Brasil Escola: O Código Agrário Brasileiro, Estatuto da Terra examina em muitos artigos o problema da reforma agrária e da política fundiária, adotando o método liberal e democrata de solução da matéria.
Considera como reforma agrária o conjunto de medidas que visem a promover a melhor distribuição da terra, mediante modificações no regime de sua posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social e aumento de produtividade.

Os problemas no campo brasileiro se arrastam há centenas de anos. A distribuição desigual de terras desencadeia uma série de conflitos no meio rural. Essa questão teve início durante a década de 1530, com a criação das capitanias hereditárias e o sistema de sesmarias, no qual a Coroa portuguesa distribuía terrenos para quem tivesse condições para produzir, desde que fosse pago um sexto da produção para a Coroa.

Muitas famílias estão abandonando o capo e indo para a cidade, pois seus filhos muitas vezes não têm recursos para estudos e geralmente quem já esta no campo seus filhos estuda na cidade grande os pequenos proprietários são uns dos mais prejudicado, pois produzem pra seu próprio consumo e muitas vezes o tempo e o clima não ajudam pois as vezes chove muito ou faz muito sol e com isso a produção diminui muito fazendo com que falte comida na mesa do agricultor.

As cidades estão ficando muito

barbara disse...

O espaço rural no Brasil
O agronegócio é uma apresentação rural muito importante de setor econômico para os países. O produtor interno bruto aumentou em 2004, 5% ao ano interior. E além disso os negócios agrícolas são fundamentais para a economia brasileira. Também movimentaram 458 bilhões de reais e geraram 117 milhões de empregos em 2004 rederam 42% de exportações. Os produtores de soja ,café ,laranja e também a cana-de-açucar entre esses produtos e entre vários outros produtos também tem há possibilidade do país a uma posição na produção primaria mundial. Na década de 1960 o Rio Grande do Sul, a agricultura apresentou um desenvolvimento considerável.
O crescimento do uso de tecnologias fez poupar a força de trabalho, que resultou numa sobra de tempo para os trabalhadores.
O meio rural brasileiro não pode mais ser analisado apenas como o conjunto das atividades agropecuárias e agroindustriais, pois ganhou outras funções.
http://www.eumed.net/tesis/2010/prmw/O%20ESPACO%20RURAL%20NO%20BRASIL.htm
Antigamente os produtores tinha q fazer tudo a mão-de-obra e agora com as novas tecnologias os agricultores tem as maquinas ,GPS , colhedeiras , tratores , pulverizadores.As técnicas de agricultura não é só para os grandes agricultores mas sim para os pequenos também mesmo os agricultores pequenos que possuem poucos tipos de maquinas podem ainda melhorar os seus custos.Todo o avanço do setor agrícola acabou dando origem agroindústria.Muitas agroindústrias acabam praticando o cultivo que vai abastecer a sua produção.As agroindústrias podem se localizar tanto no campo quanto na cidade.
ZONA URBANA ao site grupo escolar:
No Brasil em 1966 a zona urbana o mínimo de existência de melhoramento pelo poder publico.A zona urbana também tem a existência de equipamentos sociais e as funções são: urbanas básicas, como habitação, trabalho, recreação e circulação.
ZONA RURAL ao site grupo escolar:
A zona rural é tradicionalmente áreas q tenham sido primariamente utilizadas para a agricultura ou pecuária, e também grandes superfícies podem estar protegidas com uma área de conservação de fauna flora e outros recursos naturai
A PRODUÇÃO DA CIDADE MODERNA ao site grupo escolar:

A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, originou profundas alterações na forma e na função da cidade.A indústria se multiplicava nos países europeus e nos Estados Unidos, onde vivia grande parte dos trabalhadores urbanos. As pesquisas e os projetos se avolumaram e constituíram numa área de estudo chamada de urbanismo.
GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-populacao-e-o-espaco-urbano.html


O meio rural compreende o espaço que não é urbano, portanto diferencia as suas atividades produtivas.
Hoje, no Brasil, a ocupação da terra na atividade agropecuária está dividida da seguinte forma: 71,1% terras ainda não aproveitadas economicamente, 21% pastagens e 5,9% lavoura.
Minifúndio ao site alunos online: São pequenas propriedades rurais, inferior a 50 hectares.

Latifúndio ao site alunos online: São grandes propriedades rurais, superior a 600 hectares.
http://www.alunosonline.com.br/geografia/o-espaco-rural.html

A produção agropecuária é uma atividade desenvolvida no espaço rural, em áreas que se encontram ocupadas pelo setor primário da economia no qual se destacam a agricultura, a pecuária e as atividades extrativistas. A atividade agropecuária no Brasil representa 8% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e gera emprego para pelo menos 10% da população economicamente ativa do país.
http://www.brasilescola.com/brasil/agricultura.htm
Ao site pequenos agricultores do Brasil:
Algumas propriedade apresentam nível baixo de produtividade em cerca de 70% dos alimentos que abastecem os mercados internos brasileiro derivado dessas propriedades rurais.Os grandes proprietários de benefícios e créditos bancários são recursos financeiros e isso é um alto índice de propriedade e também aumentam os seus lucros.
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/pequenos-agricultores-brasil.htm
feito por Bárbara Schneider 6°ano

barbara disse...

O espaço rural no Brasil
O agronegócio é uma apresentação rural muito importante de setor econômico para os países. O produtor interno bruto aumentou em 2004, 5% ao ano interior. E além disso os negócios agrícolas são fundamentais para a economia brasileira. Também movimentaram 458 bilhões de reais e geraram 117 milhões de empregos em 2004 rederam 42% de exportações. Os produtores de soja ,café ,laranja e também a cana-de-açucar entre esses produtos e entre vários outros produtos também tem há possibilidade do país a uma posição na produção primaria mundial. Na década de 1960 o Rio Grande do Sul, a agricultura apresentou um desenvolvimento considerável.
O crescimento do uso de tecnologias fez poupar a força de trabalho, que resultou numa sobra de tempo para os trabalhadores.
O meio rural brasileiro não pode mais ser analisado apenas como o conjunto das atividades agropecuárias e agroindustriais, pois ganhou outras funções.
http://www.eumed.net/tesis/2010/prmw/O%20ESPACO%20RURAL%20NO%20BRASIL.htm
Antigamente os produtores tinha q fazer tudo a mão-de-obra e agora com as novas tecnologias os agricultores tem as maquinas ,GPS , colhedeiras , tratores , pulverizadores.As técnicas de agricultura não é só para os grandes agricultores mas sim para os pequenos também mesmo os agricultores pequenos que possuem poucos tipos de maquinas podem ainda melhorar os seus custos.Todo o avanço do setor agrícola acabou dando origem agroindústria.Muitas agroindústrias acabam praticando o cultivo que vai abastecer a sua produção.As agroindústrias podem se localizar tanto no campo quanto na cidade.
ZONA URBANA ao site grupo escolar:
No Brasil em 1966 a zona urbana o mínimo de existência de melhoramento pelo poder publico.A zona urbana também tem a existência de equipamentos sociais e as funções são: urbanas básicas, como habitação, trabalho, recreação e circulação.
ZONA RURAL ao site grupo escolar:
A zona rural é tradicionalmente áreas q tenham sido primariamente utilizadas para a agricultura ou pecuária, e também grandes superfícies podem estar protegidas com uma área de conservação de fauna flora e outros recursos naturai
A PRODUÇÃO DA CIDADE MODERNA ao site grupo escolar:

A Revolução Industrial, iniciada no século XVIII, originou profundas alterações na forma e na função da cidade.A indústria se multiplicava nos países europeus e nos Estados Unidos, onde vivia grande parte dos trabalhadores urbanos. As pesquisas e os projetos se avolumaram e constituíram numa área de estudo chamada de urbanismo.
GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/a-populacao-e-o-espaco-urbano.html


O meio rural compreende o espaço que não é urbano, portanto diferencia as suas atividades produtivas.
Hoje, no Brasil, a ocupação da terra na atividade agropecuária está dividida da seguinte forma: 71,1% terras ainda não aproveitadas economicamente, 21% pastagens e 5,9% lavoura.
Minifúndio ao site alunos online: São pequenas propriedades rurais, inferior a 50 hectares.

Latifúndio ao site alunos online: São grandes propriedades rurais, superior a 600 hectares.
http://www.alunosonline.com.br/geografia/o-espaco-rural.html

A produção agropecuária é uma atividade desenvolvida no espaço rural, em áreas que se encontram ocupadas pelo setor primário da economia no qual se destacam a agricultura, a pecuária e as atividades extrativistas. A atividade agropecuária no Brasil representa 8% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro e gera emprego para pelo menos 10% da população economicamente ativa do país.
http://www.brasilescola.com/brasil/agricultura.htm
Ao site pequenos agricultores do Brasil:
Algumas propriedade apresentam nível baixo de produtividade em cerca de 70% dos alimentos que abastecem os mercados internos brasileiro derivado dessas propriedades rurais.Os grandes proprietários de benefícios e créditos bancários são recursos financeiros e isso é um alto índice de propriedade e também aumentam os seus lucros.
http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/pequenos-agricultores-brasil.htm
feito por Bárbara Schneider 6°ano

Dener C :) disse...

O espaço rural no brasil
O meio rural é mais conhecido como espaço rural, é uma propriedade que pode se usar maquinas ou a mão de obra, nela são criados animais e nas grandes propriedades pode-se plantar varias coisas como aipim, arroz para vender aos mercados. Muitas pessoas que hoje trabalham no meio rural quando crescidas vão para a cidade. Hoje, no Brasil, a ocupação da terra na atividade agropecuária está dividida da seguinte forma: 71,1% terras ainda não aproveitadas economicamente, 21% pastagens e 5,9% lavoura. existem dois tipos de meio rural: Minifúndio: São pequenas propriedades rurais, inferior a 50 hectares. Latifúndio: São grandes propriedades rurais, superior a 600 hectares se segundo ao site alunos online. A agricultura no brasil é muito importante pois sem ela não teríamos nenhum alimento pois tudo que nos produzimos e comemos vem das lavouras, mas nos últimos anos a agricultura vem caindo pois muitas pessoas se iludem com o espaço urbano pensam que vão ter uma vida melhor mas não é bem assim pois na cidade é bem pior por isso que nosso espaço rural esta caindo e com o desmatamento e a poluição e isso prejudica o espaço rural pois as planta não crescem tão rápido e produtividade fica menor e é por isso que nós achamos muito caro as verduras e outras coisas. o trabalho no espaço rural pode ser a mão de obra ou com maquinas as grandes propriedades na maioria usam maquinas que facilita a produtividade de alimentos e elas podem regular o quanto de agua precisa usar na plantação assim nós não gastamos tanta agua. Já nas pequenas propriedades é muito usa a mão de obra pois não tem tanta produtividade. Mas no nosso pais nós enfrentamos um problema muito serio é o desemprego das pessoas que trabalham no campo pois

Dener C :) disse...

O espaço rural no Brasil
O meio rural é mais conhecido como espaço rural, é uma propriedade que pode se usar maquinas ou a mão de obra, nela são criados animais e nas grandes propriedades pode-se plantar varias coisas como aipim, arroz para vender aos mercados. Muitas pessoas que hoje trabalham no meio rural quando crescidas vão para a cidade. Hoje, no Brasil, a ocupação da terra na atividade agropecuária está dividida da seguinte forma: 71,1% terras ainda não aproveitadas economicamente, 21% pastagens e 5,9% lavoura. existem dois tipos de meio rural: Minifúndio: São pequenas propriedades rurais, inferior a 50 hectares. Latifúndio: São grandes propriedades rurais, superior a 600 hectares se segundo ao site alunos online. A agricultura no brasil é muito importante pois sem ela não teríamos nenhum alimento pois tudo que nos produzimos e comemos vem das lavouras, mas nos últimos anos a agricultura vem caindo pois muitas pessoas se iludem com o espaço urbano pensam que vão ter uma vida melhor mas não é bem assim pois na cidade é bem pior por isso que nosso espaço rural esta caindo e com o desmatamento e a poluição e isso prejudica o espaço rural pois as planta não crescem tão rápido e produtividade fica menor e é por isso que nós achamos muito caro as verduras e outras coisas. o trabalho no espaço rural pode ser a mão de obra ou com maquinas as grandes propriedades na maioria usam maquinas que facilita a produtividade de alimentos e elas podem regular o quanto de agua precisa usar na plantação assim nós não gastamos tanta agua. Já nas pequenas propriedades é muito usa a mão de obra pois não tem tanta produtividade. Mas no nosso pais nós enfrentamos um problema muito serio é o desemprego das pessoas que trabalham no campo pois . No nosso pais não da muita oportunidade a pequenos empreendedores precisamos de mais formas de mini fundiários não tem oportunidades mas, podemos criar a Bolsa Mini(criação minha)para um Brasil melhor 
Beijos. =)
Ana J. Lopes.



arthur62000 disse...


O Trabalho e a Terra no Brasil
O desenvolvimento do agronegócio no Brasil acompanhou o crescimento da produção de grãos, iniciado em larga escala a partir de meados da década de sessenta. Antes, a economia agrícola brasileira era caracterizada pelo predomínio do café e do açúcar. Pouca importância se dava ao projeto de utilização da imensa base territorial brasileira na produção de grãos. A produção de alimentos básicos, como milho, arroz e feijão, era voltada para a subsistência, e os poucos excedentes dirigidos ao mercado eram insuficientes para formar uma forte cadeia do agronegócio dentro dos moldes hoje conhecidos.
Atualmente, o Brasil é um país extremamente agrícola, quase a metade do território é ocupada por estabelecimentos rurais. As concentrações e as relações estão divididas em estrutura fundiária, latifúndio, minifúndio, expropriação e êxodo rural. No campo existem as relações de trabalho que são diversificadas, como mão de obra familiar, posseiros, parceria, arrendatários, trabalhadores assalariados temporários e o trabalho escravo no campo.
O agronegócio representa mais de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, que representa a soma de todas as riquezas produzidas no País. Os números também são positivos nas vendas de produtos para outros países. O principal parceiro comercial do Brasil, a China, importa US$ 388,8 milhões em produtos agrícolas brasileiros ou 8% no total exportado pelo setor. Em seguida, aparecem os Estados Unidos, que importam do agronegócio nacional pouco menos que os chineses.
Os produtos exportados de maior destaque são: carnes, produtos florestais, complexo soja - grão, farelo e óleo, café e o complexo sucroalcooleiro - álcool e açúcar. A mandioca, o feijão e a laranja também estão entre os principais produtos agrícolas do Brasil. Já o trigo é principal produto agrícola que o Brasil importa.
Projeções mostram que, até 2022, a produção de grãos aumentará 22%, sendo a soja o produto principal, com média de 2,3% ao ano. A carne de frango poderá crescer 4,2% e deve liderar o ranking. O trigo, milho, carnes bovinas e suínas também aparecem nos resultados das preliminares como produtos que vão puxar esse crescimento.
Não apenas o solo fértil, a disponibilidade de água em abundância, a biodiversidade e os trabalhadores qualificados impulsionam o agronegócio. Contribuem também o aumento do preço das commodities nos mercados interno e externo nos últimos anos.
Divisão do agronegócio
As Regiões do Brasil possuem ampla diversidade climática e, portanto, apresentam vocação agrícola e industrial com problemáticas bastante diferenciadas, trazendo assim participações bem distintas no agronegócio.
No ano de 1995, as regiões brasileiras participavam, percentualmente, da seguinte forma no total do volume do setor: Norte – 4,2%; Nordeste – 13,6%; Centro-Oeste – 10,4%; Sudeste – 41,8%; e Sul – 30,0%, dados estes que revelam a concentração nestas duas últimas regiões de mais de setenta por cento de todo o montante do agronegócio brasileiro. Este quadro vem se alterando, com a pequena e gradual ampliação das regiões Centro-Oeste e Norte.

Camila disse...

O espaço rural Brasileiro!
O meio rural é mais conhecido como espaço rural, é uma propriedade que pode se usar maquinas ou a mão de obra, nela são criados animais e nas grandes propriedades pode-se plantar varias coisas como aipim, arroz para vender aos mercados. Muitas pessoas que hoje trabalham no meio rural quando crescidas vão para a cidade. Hoje, no Brasil, a ocupação da terra na atividade agropecuária está dividida da seguinte forma: 71,1% terras ainda não aproveitadas economicamente, 21% pastagens e 5,9% lavoura. existem dois tipos de meio rural: Minifúndio: São pequenas propriedades rurais, inferior a 50 hectares. Latifúndio: São grandes propriedades rurais, superior a 600 hectares se segundo ao site alunos online. A agricultura no brasil é muito importante pois sem ela não teríamos nenhum alimento pois tudo que nos produzimos e comemos vem das lavouras, mas nos últimos anos a agricultura vem caindo pois muitas pessoas se iludem com o espaço urbano pensam que vão ter uma vida melhor mas não é bem assim pois na cidade é bem pior por isso que nosso espaço rural esta caindo e com o desmatamento e a poluição e isso prejudica o espaço rural pois as planta não crescem tão rápido e produtividade fica menor e é por isso que nós achamos muito caro as verduras e outras coisas. o trabalho no espaço rural pode ser a mão de obra ou com maquinas as grandes propriedades na maioria usam maquinas que facilita a produtividade de alimentos e elas podem regular o quanto de agua precisa usar na plantação assim nós não gastamos tanta agua. Já nas pequenas propriedades é muito usa a mão de obra pois não tem tanta produtividade. Mas no nosso pais nós enfrentamos um problema muito serio é o desemprego das pessoas que trabalham no campo pois. No Brasil nós Brasileiros não temos oportunidades muito boas. O que tem nós usamos o resto só nos sonhos mesmo!!!!
Camila Kilpp Hemsing

Eduardo 2000 disse...

• Desemprego, informalidade e precarização do trabalho
Segundo o site http://br.monografias.com/trabalhos902/precarizacao-do-trabalho/precarizacao-do-trabalho.shtml Desemprego, informalidade e precarização do trabalho é. A informalidade da economia e do trabalho é um assunto amplamente abordado e estudado por várias áreas das ciências sociais. E pode ter diversas as formas de abordagem . Não havendo, pois, sobre o tema uma definição conceitual que seja consensual, o que o torna campo de amplos debates. Com a reestruturação produtiva do capital em curso, que tem afetado em quantidade a exploração do trabalho no processo produtivo, sobretudo, a informalidade diversificou-se e consequentemente trouxe novos elementos para o debate.
• Mudanças ocupacionais e aumento da escolaridade
Na última década, o aumento da escolaridade média da população brasileira e a maior seletividade de contratação resultaram em melhoria do perfil de instrução da população ocupada. No Estado de São Paulo, os aumentos de 1,3 milhão de empregos para as pessoas com pelo menos o ensino médio completo e de 532 mil empregos para as que possuíam o ensino fundamental completo ou o ensino médio incompleto foram simultâneos à diminuição de 1,9 milhão para as pessoas que não chegaram a concluir o ensino fundamental.
• Mercado de trabalho e a pobreza no Brasil
O combate à pobreza e à desigualdade pode ser considerado exatamente como um dos objetivos de um processo de desenvolvimento socioeconômico. Deve ser parte da agenda de debates sobre as possíveis vias de desenvolvimento entender as manifestações da pobreza e da desigualdade, suas raízes e as formas mais eficazes de sua superação ou de abrandamento de seus efeitos mais perversos. Dessa forma incentivar e acolher estudos que tratem de temas relativos à pobreza, desigualdade, mercado de trabalho e desenvolvimento econômico no Brasil, assim como de aspectos específicos como renda e consumo e pobreza, mercado de trabalho, desigualdade social e dinâmica urbana etc.. ajudarão a diminuir a pobreza no Brasil.
• O desafio da inclusão social
Na mai¬o¬ria dos abri¬gos, estimulou-se a inclu¬são dos ado¬les¬cen¬tes em cur¬sos téc¬ni-cos e à for¬ma¬ção aca¬dê¬mica, de modo a prepará-los para a vida adulta. Muito se avan¬çou neste sen¬tido. Mas ainda assim, o cho¬que de rea¬li¬da¬des, tanto no reen-con¬tro com a famí¬lia rema¬nes¬cente, quanto com o mundo, foi inevitável. Então é muito importante que abrigos de jovens e adolescentes ofereçam cursos técnicos para os seus abrigados

Brunokw disse...

Espaço rural
• O aproveitamento da terra- A terra é um valor estável e concreto, sendo um cofre que nós temos à nossa disposição, apenas é preciso saber aproveita-la. Nós podemos economizar, não só na carne, mas em outros produtos, também podemos exportar alimentos de alta qualidade em vez de importarmos. De acordo com o Yahoo, O super aproveitamento do espaço agrícola é perigoso ao meio ambiente porque pode destruir o espaço natural para a utilização do solo com plantas que não são naturais daquele lugar. Também pode tornar os solos inférteis se não forem explorados com o mínimo de competência e consciência. As condições de uso e aproveitamento da terra são determinadas pelo Estado.
• Configuração fundiária brasileira-Segundo o Web Artigos as terras sempre foram motivos de disputas no Brasil, no inicio havia muitas terras. O que um pedaço de terra custava antigamente, hoje custa em dobro ou até mesmo em triplo. A terra foi distribuída de uma forma que, o surgimento de problemas sociais vindo disso seria, com absoluta certeza, uma consequência notável, tal distribuição fundiária gerou consigo um grande processo de eliminação e uma separação entre as sociedades. Se o modelo de grande concentração de terras, ligados a monocultura da cana-de-açúcar foi de fato um traço marcante no período colonial. Séculos depois, mesmo após o processo de independência do Brasil, ainda constatamos a predominância de mecanismos que ainda mantém o status, e conseqüentemente a manutenção de tais desigualdades sociais. E o melhor exemplo desse fato, é a criação da primeira lei brasileira sobre a questão fundiária. Conhecida como a lei de Terras. Visando promover um ordenamento jurídico na propriedade agrária, conhecida como Lei de Terras, teve a sua posterior regulamentação em 1854. A propriedade que não estava registrada em cartório eram consideradas devolutas e pertenceriam exclusivamente ao Estado brasileiro, chegando até mesmo a condenar qualquer forma de invasão ou ocupação clandestina dessas terras, prevendo sansões como multa e prisão.
• Relação de trabalho no campo- de acordo com o yahoo apenas 33,3% dos trabalhadores do campo possuem registro em carteira; 21% não possuem remuneração; 23% se dedicam ao auto-consumo; 85% dos homens e 79,7% das mulheres começam a trabalhar antes dos 14 anos; e, entre outras características, 46,1% dos homens recebem até 1 salário mínimo e 80,7% das mulheres não têm fontes de rendimento.
Sob estas informações, não é surpresa que a distribuição demográfica da população do campo – estimada em mais de 31 milhões – denote a pequena participação relativa de jovens e adultos. Se comparado com a população que vive em zonas urbanas. Nesse contexto bastante hostil para o empreendedorismo e a empregabilidade qualitativa, variáveis de geração de bem-estar em qualquer sociedade, não é de se estranhar que a juventude busque saídas de inserir no mundo do trabalho e de reprodução social, cultural e econômica.

Hans RR disse...

A Evolução do mercado de trabalho
1)Desemprego
2)Mercado de trabalho
3)Pobreza no Brasil
4)O desafio da inclusão social

1)Desemprego é uma difícil situação enfrentada por grande parte da população Brasileira. As principais causas do desemprego são: a baixa qualificação do trabalhador que na maioria não completaram nem o ensino médio. A substituição de homens por maquinas(isso acontece muito nas fazendas onde o homem é substituído por maquinas, e isso da mais renda ao fazendeiro). As crises econômicas, quando um País ou empresa está em crise geralmente as empresas demitem maioria dos empregados. Fatores climáticos, acontece muita nas pequenas e grandes fazendas, pois se chover pouco as plantas iram morrer e com isso ira ficar mais difícil economizar e então isso, ira levar ao desemprego.
2)O mercado de trabalho, hoje em dia e daqui a algum tempo, vai e ficara cada vez mais competitivo. O cidadão deve ficar atento a alguns aspectos básicos para poder ingressar com mais tranqüilidade e se destacar. É muito importante que o candidato tenha os seguintes documentos: Carteira de Trabalho e Previdência Social, documento de identificação, Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Título de Eleitor (obrigatório para maiores de 18 anos).
O próximo passo que também é muito importante é o cidadão levar o seu currículo. Ele dever ser objetivo, organizado, conter informações básicas(nome, telefones, endereço, e-mail, idade) principais habilidades, formação acadêmica, cursos extracurriculares entre vários outros recursos que o candidato fez ou realizou. E claro, ele deve o revisar para que não aja erros de ortografia. Na hora da entrevista, usar roupas discretas, limpas e bem passadas, não usar bonés, piercings e brincos exagerados podem ser dispensados.
O candidato na hora da entrevista não pode falar sobre problemas pessoais, pois muitas pessoas precisam de trabalho e por isso esperam que os empregadores tenham simpatia por elas. Objetividade e sinceridade são pontos positivos em uma entrevista.
3)A pobreza no Brasil, mesmo sendo um País rico, é ainda grande. Muitas famílias estão vivendo em condições precárias, sem água na torneira, sem saneamento básico entre vários outros pontos negativos. Muitas Consequências da pobreza são:
 Fome.
 Baixa esperança de vida.
 Doenças.
 Falta de oportunidades de emprego.
 Carência de água potável e de saneamento.
 Maiores riscos de instabilidade política e violência.
 Emigração.
 Existência de discriminação social contra grupos vulneráveis.
 Existência de pessoas sem-abrigo.
 Depressão. Fonte: Wikipédia
Mas também, a medidas para que mais famílias não se juntem a essa classe social, são elas:
 Planejamento familiar.
 Educação acessível.
 Cuidados de saúde acessíveis.
 Ajuda para encontrar emprego.
 Subsidiar o emprego para grupos que normalmente tenham dificuldade em consegui-lo.
 Encorajar a participação política e a colaboração comunitária.
 Trabalho social e voluntário.
 instituições sociais de qualificação de mão de obra Fonte: Wikipédia
Mesmo com essas medidas, é difícil mudar essa situação.
4)Quando o assunto é a contratação de um deficiente, aparecem muitas duvidas na cabeça dos empresários: Será que um deficiente físico poderá trabalhar na minha empresa? Como superar a falta de capacitação profissional e a falta de escolaridade dessas pessoas? A uma lei chamada Lei de Cotas que obriga a empresa a contratar pessoas com deficiência e se a empresa não contratar ele, pode-se ocasionar multa.
Mas , se essa lei não existisse, será que as pessoas iriam contratar pessoas com deficiência?
Fontes: Brasil.gov.br Wikipédia.com.br rhcentral.com.br

Fabiane Blume disse...

Causas estruturais da crise do desemprego dos anos 90:
A Rússia passou por uma profunda crise econômica nos anos 1990, com altas taxas de endividamento, desemprego e inflação e baixos índices de crescimento econômico (PIB). Em grande medida este processo foi resultado de uma transição acelerada e mal sucedida de uma economia planificada para uma economia de mercado, em meio ao colapso político da União Soviética. A crise da economia planificada soviética tem início nos anos 1970, mas foi "maquiada" com a alta no preço das como diteis agrícolas e minerais, especialmente do petróleo, após a crise petrolífera de 1973 e a crise petrolífera de 1979-1980.
Mudanças ocupacionais e aumento da escolaridade.
Na última década, o aumento da escolaridade média da população brasileira e a maior seletividade na contratação resultaram em melhoria do perfil de instrução da população ocupada. No Estado de São Paulo, os aumentos de 1,3 milhão de empregos para as pessoas com pelo menos o ensino médio completo e de 532 mil empregos para as que possuíam o ensino fundamental completo ou o ensino médio incompleto foram simultâneos à diminuição de 1,9 milhão para as pessoas que não chegaram a concluir o ensino fundamental. E devido ao sistema, de que: Quem não tem estudo não consegue trabalho bom e assim aumentou a escolaridade.
De :Mariana Melo da Silva 6° ano

arthur62000 disse...

OIEEEEEEEEEEEEEEE PSORA

arthur62000 disse...

VLW PSORA