Atividades Educativas

Escola Games

Escola Games
 

O Blog

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Para que serve o Blog?

Serve basicamente para compartilharmos nossas idéias e pensamentos...
Neste blog vou compartilhar com meus alunos minhas idéias, pensamentos e também notícias sobre tecnologia e informática.

A educação e a informática no mundo...

Estamos em uma era onde, a cada momento, surgem inúmeras especializações e infinitas informações. A capacidade humana está distante de poder abarcar todo o saber elaborado. O homem formado com a expectativa de encontrar cada vez mais certezas e estabilidades se vê entremeado pelo caos e pela insegurança de uma vida fragmentada.

Hoje a sociedade solicita um homem que saiba trafegar não só pelo mesmo caminho de uma área específica, e que não se iniba com a incerteza e velocidade das transformações da tecnologia. O mundo contemporâneo tornou-se totalmente globalizado e altamente tecnificado, exigindo uma demanda de pessoas qualificadas, tanto culturalmente quanto em escolaridade formal. As habilidades exigidas são cada vez mais sofisticadas, pois a evolução do modo de produção despreza o trabalho desqualificado e repetitivo, substituído eficientemente pela automatização e robotização.
A escola precisa estar inserida dentro deste contexto de informatização, é ela que vai empurrar o crescimento da educação e da tecnologia. A educação tem grande responsabilidade sobre a tecnologia, pois ela vai abarcar a efetiva produção da informatização da sociedade. GADOTTI (2000, p. 250) aponta:

O que cabe a escola na sociedade informacional? Cabe a ela organizar um movimento global de renovação cultural, aproveitando-se de toda essa riqueza de informações. Hoje, é a empresa que está assumindo esse papel inovador. A escola não pode ficar a reboque das inovações tecnológicas. Ela precisa ser um centro de inovação tecnológica. Tem-se uma tradição de dar pouca importância à educação tecnológica, a qual deveria começar já na educação infantil.

Devido a estas dificuldades, a educação é mais do que nunca um dos pilares para a construção de qualquer sociedade que pretenda ser desenvolvida hoje todos precisam participar da tecnologia mesmo a pessoa sendo jovem ou na velhice. Pesquisadores que investigam o uso de computadores na educação alegam que a informática possui uma ação positiva para o desenvolvimento da capacidade cognitiva de qualquer idade faz do aprendizado uma experiência mais cooperativa. As radicais transformações da informática nos anos noventa reforçaram ainda mais a adoção dessa tecnologia nos meios educacionais.

A Educação está inserida em um novo mundo, um mundo onde a violência, agressividade, crise econômica e grande evolução tecnológica, por esses motivos à escola precisa ser um espaço de convivência, nada melhor do que integrar todoas as idades numa globalização da tecnologia. A escola precisa atuar dentro da pós-modernidade, promovendo novos desafios aos educandos e educadores, jogando com interdisciplinaridade, inovando e construindo idéias. GADOTTI (2000, p. 41) diz que:
É dentro desse cenário da pós-modernidade que a escola precisa atuar, um cenário que coloca novos desafios para nós, educadores. Podia-se iniciar com esta pergunta: Que tipo de educação necessitam os homens e as mulheres dos próximos 20 anos, para viver este mundo tão diverso? Certamente, eles e elas necessitam de uma educação para a diversidade, necessitam de uma ética da diversidade e de uma cultura da diversidade. Uma sociedade multicultural deve educar o ser humano o multicultural deve educar o ser humano multicultural, capaz de ouvir, de prestar atenção ao diferente, respeita-lo.


Para isso será preciso reconstruir o saber da escola, e a formação dos educadores, para que juntos construam e propiciem grandes descobertas e futuras formas de uma boa educação com as pessoas de qualquer idade, aprimorando cada vez mais a interação do jovem com o adulto interrelacionando-os. FREIRE (1996, p. 68-69) diz que:
O melhor ponto de partida para estas reflexões é a inconclusão do ser humano de que se tornou consciente. Como vimos, aí radica a nossa educabilidade bem como a nossa inserção num permanente movimento de busca em que, curiosos e indagadores, não apenas nos damos conta das coisas mas também delas podemos ter um conhecimento cabal. A capacidade de aprender, não apenas para nos adaptar mas sobretudo para transformar a realidade, para nela intervir, recriando a, fala de nossa educabilidade a um nível distinto do nível do adestramento dos outros animais ou do cultivo das plantas.

Google Maps

Se estiver precisando criar um mapa de sua casa rapidamente até algum outro ponto, use o google maps do Google, é fácil de usar e ainda fornece dados sobre o trânsito nas principais cidades...
acesse o link e confira:
http://maps.google.com/