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A educação e a informática no mundo...

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Estamos em uma era onde, a cada momento, surgem inúmeras especializações e infinitas informações. A capacidade humana está distante de poder abarcar todo o saber elaborado. O homem formado com a expectativa de encontrar cada vez mais certezas e estabilidades se vê entremeado pelo caos e pela insegurança de uma vida fragmentada.

Hoje a sociedade solicita um homem que saiba trafegar não só pelo mesmo caminho de uma área específica, e que não se iniba com a incerteza e velocidade das transformações da tecnologia. O mundo contemporâneo tornou-se totalmente globalizado e altamente tecnificado, exigindo uma demanda de pessoas qualificadas, tanto culturalmente quanto em escolaridade formal. As habilidades exigidas são cada vez mais sofisticadas, pois a evolução do modo de produção despreza o trabalho desqualificado e repetitivo, substituído eficientemente pela automatização e robotização.
A escola precisa estar inserida dentro deste contexto de informatização, é ela que vai empurrar o crescimento da educação e da tecnologia. A educação tem grande responsabilidade sobre a tecnologia, pois ela vai abarcar a efetiva produção da informatização da sociedade. GADOTTI (2000, p. 250) aponta:

O que cabe a escola na sociedade informacional? Cabe a ela organizar um movimento global de renovação cultural, aproveitando-se de toda essa riqueza de informações. Hoje, é a empresa que está assumindo esse papel inovador. A escola não pode ficar a reboque das inovações tecnológicas. Ela precisa ser um centro de inovação tecnológica. Tem-se uma tradição de dar pouca importância à educação tecnológica, a qual deveria começar já na educação infantil.

Devido a estas dificuldades, a educação é mais do que nunca um dos pilares para a construção de qualquer sociedade que pretenda ser desenvolvida hoje todos precisam participar da tecnologia mesmo a pessoa sendo jovem ou na velhice. Pesquisadores que investigam o uso de computadores na educação alegam que a informática possui uma ação positiva para o desenvolvimento da capacidade cognitiva de qualquer idade faz do aprendizado uma experiência mais cooperativa. As radicais transformações da informática nos anos noventa reforçaram ainda mais a adoção dessa tecnologia nos meios educacionais.

A Educação está inserida em um novo mundo, um mundo onde a violência, agressividade, crise econômica e grande evolução tecnológica, por esses motivos à escola precisa ser um espaço de convivência, nada melhor do que integrar todoas as idades numa globalização da tecnologia. A escola precisa atuar dentro da pós-modernidade, promovendo novos desafios aos educandos e educadores, jogando com interdisciplinaridade, inovando e construindo idéias. GADOTTI (2000, p. 41) diz que:
É dentro desse cenário da pós-modernidade que a escola precisa atuar, um cenário que coloca novos desafios para nós, educadores. Podia-se iniciar com esta pergunta: Que tipo de educação necessitam os homens e as mulheres dos próximos 20 anos, para viver este mundo tão diverso? Certamente, eles e elas necessitam de uma educação para a diversidade, necessitam de uma ética da diversidade e de uma cultura da diversidade. Uma sociedade multicultural deve educar o ser humano o multicultural deve educar o ser humano multicultural, capaz de ouvir, de prestar atenção ao diferente, respeita-lo.


Para isso será preciso reconstruir o saber da escola, e a formação dos educadores, para que juntos construam e propiciem grandes descobertas e futuras formas de uma boa educação com as pessoas de qualquer idade, aprimorando cada vez mais a interação do jovem com o adulto interrelacionando-os. FREIRE (1996, p. 68-69) diz que:
O melhor ponto de partida para estas reflexões é a inconclusão do ser humano de que se tornou consciente. Como vimos, aí radica a nossa educabilidade bem como a nossa inserção num permanente movimento de busca em que, curiosos e indagadores, não apenas nos damos conta das coisas mas também delas podemos ter um conhecimento cabal. A capacidade de aprender, não apenas para nos adaptar mas sobretudo para transformar a realidade, para nela intervir, recriando a, fala de nossa educabilidade a um nível distinto do nível do adestramento dos outros animais ou do cultivo das plantas.

2 comentários:

perigosa disse...

Oi profeana como já é uma boa profe espero que estude mais para
uma ótma profe.

lurdes ines disse...

No mundo globalizado, cada vez mais as pessoas precisam buscar conhecimentos e através da internet podemos acompanhar os fatos que ocorrem em qualquer parte do planeta. E a escola precisa estar preparada para os novos desafios. As mudanças são muito rápidas...